Andei pensando ultimamente qual seria a diferença real entre vontade e desejo, e isso foi algo que realmente me inquietou bastante.... O que será que eu realmente desejo? E o que será que eu tenho vontade?
As pessoas, em geral pensam que é a mesma coisa e se enganam esperando as coisas acontecerem simplesmente porque desejam algo. É preciso entender que a vontade é o grande dínamo da vida. É por meio dela que pomos em ação nossos pensamentos, quando queremos realizar algo. É preciso querer para transformar um simples desejo em vontade. Daí se infere que desejo e vontade são estímulos diferentes, emanados do pensamento ou de outra fonte motivadora qualquer.
O desejo está freqüentemente ligado aos nossos sentimentos e emoções, enquanto a vontade realizadora caminha de mãos dadas com a lógica e a razão e, por isso mesmo, é respaldada, também, pelo poder do raciocínio. Assim, é fácil entender que o desejo se consome e, enquanto não se consome, continua a nos martelar a mente, às vezes de forma quase avassaladora. A vontade é o pré-requisito das boas realizações, firma-se na ponderação e na moderação, leva a criatura ao equilíbrio no trabalho e em todos os atos de sua vida. Ela é, portanto, a pedra fundamental, o dínamo de nossos pensamentos, levando ao sucesso na vida, quando dirigida às boas ações. É forte, persuasiva, abre caminho e realiza; o desejo é titubeante, incerto e quase sempre inconseqüente.
O desejo é, e será sempre, um copo vazio. O enchemos e tudo o que lá colocamos se evapora. Corremos e enchemos de novo. Novamente se evapora. Poder e abster-se é poder dobrado. Pode, e pode muito, aquele que por um ato de vontade lacra o copo do desejo. Para lacrá-lo é preciso um ato livre e soberano de vontade. É necessário colocar o Livre Arbítrio em ação. Livre Arbítrio? O que tem a ver com vontade?
Livre arbítrio é uma ação consciente e livre. Livre do passado e livre da ação das energias que o resgatam. É o Livre Arbítrio, e apenas ele, que nos permitirá ser o que conscientemente sabemos que é preciso ser.
O Livre Arbítrio nada tem a ver com desejo. É ação livre na luz da verdade e da consciência. É ação da vontade consciente sobre o desejo. É a ação dos que buscam liberdade. Estes sabem que ela existe numa dimensão extraordinária. Sabem que liberdade é a recompensa para os que vencem a maior de todas as guerras: a guerra contra si mesmo.
Julianna Morais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário