Postagens populares

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Você age ou reage ?

Olááá!! Faz tempo que não escrevo nada por aqui! é os últimos dias, realmente foram corridos... cheios de novidades, coisas novas acontecendo e a vida retomando o seu rumo... e me repetindo o tempo todo com uma voz suave e doce: " Relaxa... respira fundo que você vai ser feliz de dar dó!"  
Nesse tempo em que fiquei em silêncio sem escrever nada aqui, pensei muito... pensei em todas as experiências que vivi e concluir: "Nossa como eu vivo na defensiva!" ; percebi que a maioria das burradas que cometi nesses meu 28 anos, foi ocasionado por sempre reagi por impulso aos acontecimentos, fossem eles bons ou ruins... sempre me doava à eles ao máximo! Resultado disso, cultivei inúmeras expectativas e como diz um velho ditado: "Quem planta expectativas, colhe decepção!"  
Não estou aqui querendo instituir que daqui para frente ninguém espere coisas boas da vida, não é isso! Apenas, quero dizer que precisamos parar de reagir e passa a agir. Entendeu?! Não?! Calma, vou explicar!! Precisamos aprender a racionalizar os fatos, a ver que na maioria das vezes esperamos muito mais do que pode ser nos dado. Um exemplo claro, que muitos cometem, quando nos apaixonamos dificilmente enxergamos a pessoa real.... nós potencialisamos ao máximo as qualidades daquele  sujeito, ignoramos os defeitos e ainda de quebra exigimos quase como uma ditadura, suave e doce, que ele ou ela tem que ser exatamente aquilo que nós idealizamos... e poucos são os sábios que conseguem de fato agir diante da verdade quando ela surgi, a maioria simplesmente reage ! Esbraveja, chora, reclama se diz traído! Enfim, só reage! 
Quando digo que eu preciso aprender a agir diante da minha vida, quero dizer que preciso aprender a ver além do que as coisas parecem ser, não estou dizendo para ninguém sonhar mais... estou apenas querendo dizer que é preciso parar e refletir, assumir o que precisa ser mudado e traça metas realistas para efetuar  essas mudanças  isso é agir diante da vida! 

Julianna Morais


quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mudanças...

Olá...
Resolvi mudar o nome desse Blog, confesso que pensei em vários títulos diferentes, algo do tipo: "Detalhes"; "Confidências"... mas ao final achei tudo meio "clichê" demais... e resolvi que tinha que ser algo simples, ai decidi vai ser : "JU MORAIS". 
Afinal, esse Blog é minha cara do começo ao fim!!! E acreditem, escrever nele me dar um prazer!!!  E para ser franca, com vocês, aqui nunca escrevi nem um "Segredo", logo porque "segredo" mesmo, a gente não deve contar nem para gente na frente do espelho... porque aí deixar de ser segredo, no é verdade?!
Sim... notícias boas a palavra "Indeferido", parece que começa a parar de me perseguir, estava cansada de lê-la com frequência... é o mesmo que alguém olhar para você e te dizer "NÃO", para coisas que são suas por direito. E ultimamente levei tantos sonoros "Não´s", que quando a moça do outro lado da linha disse foi liberado pode vim buscar, quase pedia para ela repetir novamente!
Hoje não tenho nada profundo, ou  especial para escrever... Só que começo a resgatar algo que estava se perdendo em mim... esse negócio de ser "egoísta" de vez em quando e olhar só para você... e cuidar só de você, no final, até que é bom! Mais vamos lá que ainda há um longo caminho para ser percorrido! Mas, quer saber?! Eu recomendo!! Arrisque-se em você!! O Seu Mundo, seguramente, deve ser tão fantástico quanto o meu!

Julianna Morais 

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Encontro com Deus...

Oi meus caros, 
Sabe o que andei pensando esses dias?! Eu preciso ter um Encontro com Deus! Isso mesmo um encontro, olho no olho e fazer todos os questionamentos que me inquietam por dentro. Gostaria de ter um encontro só meu e Dele.
Não, pensem que vou entrar para um convento, virar monge, ou algo do tipo, definitivamente não tenho vocação para isso!!!! Imaginem eu num convento?! (Risos!) Certamente levaria a Madre Superiora, a  loucura no primeiro mês de internato... difinitivamente, esse não seria o caminho!! (Risos!)
Mas, o assunto é sério! Gostaria muito de encontrar esse equilibrio espiritual, entre Eu, Deus e o Mundo.  Sei que muitos vão, interpretar, esse texto como : " Nossa, que menina sem fé!", mas acreditem, não se trata de ter fé ou não! 
Como, já falei anteriormente, no momento atual eu parei de olhar para o Mundo lá fora, e estou, olhando para o Meu Mundo aqui dentro. E nesse mundo particular, existi essa carência de saber  o equilíbrio entre essas três forças; porque ao mesmo tempo que sinto vontade de estar próximo a Deus, as coisas do Mundo me fascinam... e eu vou ser bem sincera com vocês, eu gostaria de viver as duas coisas!
Essa idéia de que Deus estar, fora das coisas do Mundo, ou que isso ou aquilo é pecado, sempre me pareceu muito dramático, acho que deve, sim, existir um ponto de equilíbrio, entre eles! 
Os últimos tempos, foram divisores de água para mim, certamente, no futuro eu lembrarei dos meu 28 anos, como um marco na minha vida. Porque, desde do dia que apaguei aquela "velinha", em cima de uma fatia deliciosa, de uma torta de chocolate com morango, que a minha vida tem passado por grandes transformações. 
É difícil falar essas coisas, mais essa nova Julianna, ainda não encontrou o seu real lugar no mundo, mais já descobriu que o caminho para encontrá-lo é de dentro para fora; então, todos os dias pela manhã me faço a seguinte pergunta: "O que você  quer da sua vida hoje?!",  a resposta nos últimos dias foi, "Quero muito encontra-me com Deus... um encontro particular, só meu e Dele, onde eu possa contá-lhe os meus segredos, embora, Ele já os conheça." 

Julianna Morais

domingo, 7 de novembro de 2010

É chegado o momento....

Olá ontem, eu assisti o filme "COMER REZAR AMAR" e confesso que este filme me provocou reflexões incríveis, que estão em consonância com meu momento atual, de encontro da minha METADE. Como eu falei no texto anterior há momentos que é preciso parar e olhar para si, isso mesmo, olhar a sua imagem no espelho da vida e ver o que realmente estar refletido lá.
O filme traz inúmeras lições de vida como o próprio cartaz defini : " Comer, Rezar, Amar prova que existe mais de uma maneira de levar a vida e viajar pelo mundo", lógico que não precisamos levar ao pé da letra... pegar um avião ir até a Itália experimentar, o melhor macarrão, nem viajar a Índia para encontra-se com Deus, para então, na Indonésia,  encontrar o verdadeiro amor. 
No meu ponto de vista, o filme quer passar como mensagem principal, que para ser feliz o primeiro passo é saber quem você realmente é.  Processo, esse que não é nada fácil, é preciso coragem para volta-se para si e encontrar suas verdades.
Uma das principais, lições que tirei deste filme foi a importância de silenciar. Isso, mesmo de ficar em silêncio com você e seus sentimentos.  Porque, ai entendemos que existi momentos e pensamentos que são só seus, e que não cabe a ninguém saber, logo porque os outros não saberia o que fazer com tais informações.
Hoje, vejo que estou adquirindo uma fantástica inteligência e enormes habilidades e, além disso possuo pessoas que me amam e que eu amo. Portanto, mais do que nunca, eu tenho todos os motivos para superar minhas barreiras e vencer minhas dores emocionais. O medo da dor as aumenta, então é preciso enfrentá-las!
Às vezes, me pego pensando se eu não tivesse vencido a minha primeira batalha, que foi ter nascido de 6 meses em 1982, e superar o prognóstico da médica que, naquele ano falou, que eu não iria ter uma "vida normal". Por um lado , se eu não tivesse  vencido, estaria livre de todas as minhas dificuldades.
Mas, por outro lado estaria banida para sempre das páginas da vida. Ninguém notaria a minha falta, pois eu não existiria. Não teria os amigos que tenho,os irmãos carinhosos e leais, os pais que tanto me amam e me apóiam, nem teria convivido com as pessoas "complicadas" que me deram tantas lições de vida. De fato,  e é baseada nessa vitória que eu digo, que minha vinda aqui a Terra, deve ter o seu propósito... porque se não tivesse um belo propósito eu não teria razão de existir!
Tudo isto concluído, depois de assistir "COMER REZAR AMAR". Em que momento estou agora?! Seguramente, no de REZAR, de encontra a minha PAZ. Recomendo o filme, desde de que você o veja além das entre linhas.

Julianna Morais

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Por onde anda sua Metade?!

Olá, hoje eu vou falar do assunto que ficou pendente ontem. Porque aquele “Recadinho, ARRETADO” não poderia passar em branco.
Pois bem, hoje quero falar sobre metades, isto mesmo, METADES.  Vocês já pararam para observar com sempre estamos à procura de algo que nos complete?!  E essa busca é incessante e incrivelmente quanto mais procuramos nunca encontramos. Entretanto, muito não conseguem ter prazer de viver, porque estão sempre em busca destas tais metades. Precisamos, aprender que a metade não estar fora de nós e sim dentro da gente, mas essa busca dentro de nós, não é fácil. Porque parar e olhar as nossas próprias carências é um processo muito doloroso.  
É justamente, em nome destas carências, que todos nós carregamos, que muitas vezes depositamos no outro o poder e o direito da nossa felicidade, mas que responsabilidade damos ao outro,  não é?!  Sei que não é um processo fácil tomar as rédeas das nossas vidas e escolher o caminho do autoconhecimento.
Sei que o caminho do auto se conhecer é demasiadamente doloroso, e em certos trechos parece até insuportável, mas acreditem no final esse caminho vai valer muita a pena; porque ao final dele; você descobre que esta história de “metade da laranja” ou “cara metade” é mera ilusão, porque NUNCA, por melhor que outra pessoa seja ela vai conseguir preencher o vazio que há em você. Esta é uma luta sua, que outros não poderão lutar em seu lugar.
A vida é belíssima, mas não é tão fácil vive-la. Às vezes ela parece como imenso jardim. De repente, a paisagem  muda e ela se apresenta árida como um deserto ou íngreme como as montanhas. Independente do penhasco que temos de escalar, cada ser possuí uma força incrível. Pena, que muitos ainda desconhecem essa  outra METADE que possuíem,  e que de posse dela seriam  capazes de vencer qualquer obstáculos.
Mas, não pensem vocês que eu já encontrei essa  minha outra METADE, ainda estou em busca dela, estou no processo de encarar a minhas carências de frente e tentar supri-las, reconheço, não ta sendo fácil, mas se eu não fizer isso por mim, quem vai fazer ?!

Julianna Morais   

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Só um recadinho "ARRETADO" de bom!!!

Hoje estava pensando em escrever sobre um assunto bem peculiar, no entanto, quando abri a minha caixa de e-mail e li este texto encaminhado  para mim por Eveline, não tive dúvidas teria que postá-lo aqui, pois esse recado tem ser passado e revisto por todos os meio de comunicação, afinal tenho orgulho da minha região!! Por tanto passem esse recadinho a diante. 


segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Repúdio aos preconceituosos: a divisão norte/sul não pode ser maximizada

Por Andrea Grace

Não sou uma pessoa que costuma envolver-se em polêmicas ou declarar seus posicionamentos de forma ferrenha, pois acredito na palavra “Democracia” em toda a sua extensão e profundidade. Entretanto, diante de alguns – para não dizer centenas - de comentários que li via twitter, decidi escrever essa carta.         

No último dia 31/10, dia em que o Brasil votou e elegeu a sua primeira presidente mulher – um avanço para o nosso país- os nordestinos foram extremamente desrespeitados e discriminados por terem sido os protagonistas do resultado eleitoral nacional. Comentários como “pessoas sem esclarecimento”, “sem acesso a informação”, “alienadas” foram difundidas, em pleno século XXI, apregoando uma ideia ridícula de segregação do norte e nordeste, em relação ao resto do país.

Para surpresa de alguns desinformados que twitaram tais absurdos, nós nordestinos conseguimos ler, fato que alguns julgaram impossível, pois acreditavam que no nordeste “ninguém sabia nem o que era twitter”. Engraçado é que muitos nordestinos acessam o twitter, o orkut, o facebook e os seus blogs, a partir de notebooks, netbooks, Iphones e Smartphones que, pasmem, nós sabemos o que é cada ferramenta dessa e trabalhamos a ponto de ter acesso a comprá-los, inclusive através dos websites do sudeste. É... os correios também atendem à região nordeste...

Além disso, escrevo de uma cidade do interior paraibano – Campina Grande- situada entre as nove cidades tecnológicas do mundo, segundo a revista NewsWeek (vide: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=7202)., exportando tecnologia da informação para países, como Espanha, EUA e China.  Ademais, somos a primeira cidade do Brasil a dominar a tecnologia do plantio de algodão colorido ecologicamente correto. Vivemos num estado, assim como todos, com uma indiscutível má distribuição de renda, fato que não impede que campus de universidades particulares e públicas ofereçam oportunidades de acesso ao ensino superior a todas as classes sociais.
               
O que mais me assusta é que, diante de pessoas que se declaram tão superiores e esclarecidas, nós nordestinos demonstramos mais poder de decisão e escolha, pois não nos guiamos pelas opiniões alienantes e oligárquicas difundidas pelos principais meios de comunicação nacional.  Fato que também deve estarrecer os mais desinformados, pois nós aqui temos televisão, inclusive de plasma, LCD e de LED, e recebemos os sinais das principais redes de televisões do Brasil, sem falar que nos mantemos informados também através de tvs à cabo – mais de uma empresa? – pois é... isso pode ser um tanto quanto impactante para alguns habitantes da parte inferior do nosso mapa brasileiro.

O que observamos é que o Brasil, nesses últimos quatro anos, assistiu a uma expansão do ensino superior, a uma diminuição da miserabilidade do país, a uma estabilidade econômica e a uma descentralização da distribuição de recursos federais, e isso foi determinante, acredito eu, para a escolha verificada com tanta revolta por alguns. A demagogia, o autoritarismo, os sorrisos forçados, a imagem da oligarquia não satisfaz mais a um povo que já sofreu muito com a falta de um olhar de credibilidade para a nossa região.

E para aqueles que não acompanharam muito de perto os resultados eleitorais por região, os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, localizados na região Sudeste, também elegeram a candidata petista.

Apesar da grande votação da candidata petista na região nordeste, essa decisão não foi tão unâmime como todos pensam, pois em Campina Grande, repito, na Paraíba, o candidato José Serra teve mais de 60% dos votos.  O que prova que democracia é uma palavra que, além de exigir respeito, é imprevisível.

Por tudo isso, venho com todo o meu sentimento de pesar, pelos comentários lidos, não defender um candidato ou outro, mas defender o povo nordestino que possui o direito de votar, bem como todas as demais regiões possui, e esclarecer, àqueles que acreditam em sua superioridade de reflexão e tomada de decisões, que os nordestinos não são a escória do Brasil, mas que contribuímos economicamente com o nosso país e merecemos receber em troca investimento e respeito.

Aconselho também, a tais pessoas e às que pensam como elas, a conhecer o Brasil como um todo, antes de denegrir as pessoas, baseados em informações frágeis e opiniões preconceituosas. Quem não conhece o nordeste, não acredite em tudo que é veiculado pela televisão: venha aqui e se encante!

Andrea Grace
(Nordestina, paraibana e mestranda em letras pela Universidade Federal de Campina Grande)


Julianna Morais